As Proteínas Puras – Dieta Dukan


Motor do Plano Protal

O protal é um plano formando por 4 dietas sucessivas, articuladas entre si, com o objetivo de levar o obeso ao peso desejado e a mantê-lo.
Essas 4 dietas sucessivas e de ação decrescente são concebidas para acarretar:

  • A primeira, deslanchar relâmpago a perda de peso intensa e estimulante.
  • A segunda, emagrecimento regular ate a obtenção do peso desejado.
  • A terceira, consolidação do peso recém-adquirido e ainda instável; corresponde a um período estabelecido de dez dias por quilo perdido.
  • A quarta, estabilização definitiva, ao custo de um dia semanal de dieta, a ser seguido pelo resto da vida.
 Cada uma dessas dietas age de maneira determinada e tem uma missão a cumprir, mas todas dependem, para sua ação decrescente, da dieta das proteínas puras. Primeiro pura, na fase de ataque, depois alternativa, a seguir equilibrada, durante o período de consolidação, e, por fim, semanal, na estabilização definitiva.
É com essa dieta pura e sem concessões, durante um período variando segundo o caso, de dois a sete dias, que o Plano Protal começa com força e cria efeito surpresa.
É essa mesma dieta que, utilizada de modo alternado, confere poder e ritmo à dieta da alternância de proteínas, levando, de modo regular, à obtenção do peso desejado.
É ainda ela que, utilizada de maneira pontual, forma o pilar da fase de consolidação, período de transição entre o emagrecimento duro e puro e o retorno a uma alimentação normal.
E, finalmente, é ela que, um só dia por semana, mas pelo resto da vida, permite estabilização definitiva e, em troca desse esforço pontual, proporciona alimentação sem culpa nem restrição específica nos outros seis dias da semana.

Se a dieta das proteínas puras é o motor do Plano Protal e de suas quatro dietas integradas, é preciso agora, antes de por em pratica o Plano Protal, descrever o modo de ação bem distinto dessa dieta, explicando sua impressionante eficácia, a fim de utilizar todos os seus recurso.
Como funciona a dieta das proteínas puras? È o tema deste capitulo.

Esta dieta é composta só de proteínas

Onde encontrar proteínas puras?

As proteínas formam o tecido da matéria viva, tanto animal como vegetal o que significa que são encontradas na maioria dos alimentos conhecidos. Mas a dieta das proteínas, para desenvolver seu modo de ação distinto e todas as suas potencialidades, deve ser composta de alimentos os mais puros possíveis em proteína.
Na pratica com exceção da clara de ovo, nenhum alimento possui essa pureza.
Os vegetais, por mais protéicos que possam ser, tem sempre alto teor de glicídios; é o caso de todos os cereais e farináceos, das leguminosas e das féculas, inclusive a soja, famosa pela qualidade de suas proteínas, mas muito gordurosa e rica em glicídios, o que torna todos esses vegetais inutilizáveis no caso.

O mesmo ocorre com os alimentos de origem animal. São mais protéicos do que os vegetais, mas, na maioria, muito gordurosos. É o caso da carne de porco, da de carneiro ou de ovelha, de algumas aves, como o pato e o ganso, e de vários cortes de boi e de vitela.
Há, entretanto, alguns alimentos de origem animal que, sem possuir pureza protéica, chegam muito perto disso e, assim, desempenham o papel principal no plano protal.

  • O boi, com exceção do contrafilé, das costelas e de todos os pedaços que podem ser grelhados e usados em ensopados.
  • Os cortes de vitela que podem ser grelhados.
  • As aves, com exceção do pato e do ganso.
  • Todos os peixes, inclusive os dos mares frios, pois sua gordura protege o coração e as artérias do ser humano.
  • Os crustáceos e os frutos do mar.
  • Os ovos, cuja pureza protéica da clara é levemente comprometida pelo teor em gordura da gema.
  • Os laticínios magros são ricos em proteína e totalmente sem gordura. Contem, entretanto, traços de glicídios, sobretudo os com adoçante a base de aspartame e aromatizados com polpa de frutas. Contudo, seu baixo teor de glicídios e sua importância gustativa lhes conferem lugar nessa seleção de alimentos essencialmente protéicos que formam a tropa de choque do Plano Protal.


....trecho do livro “Eu não consigo emagrecer” A verdadeira dieta das Francesas – Dr.Pierre Dukan 



Mais receitas no Instagram @Jogaucha2

11 Eliminaram calorias!:

Cคмเlค disse... [Responder comentário]

esse e a verdadeira dieta Dukan ?? eu acho que não conseguiria fazer... tenho maior problema ..a isso naum posso etc .. sei la ..apensar que depois que comecei a fazer "RA" da forma que consigo ... tenho falado não pra varias coisas ... mas adorei o texto ... beijos linda.

Thaisa disse... [Responder comentário]

Adorei seu texto e me tirou muitas duvidas!! Comecei a fazer a dieta Dukan!! Estou no primeiro dia!!hehehe Agora é só esperar! Uma pergunta, se for tirado a gordura do contra filé ele pode ser consumido???
E a primeira fase é só proteína mesmo né??!
Beijoss

Geovana Centeno disse... [Responder comentário]

@Thaisaoi queria eu faço assim, tiro a gordura da carne e consumo igualmente, porque o que não pode é gordura...

a primeira fase é proteina mesmo, mas tem os farelos de aveia e o de trigo, para não travar o intestino...tu ja comprou eles, senão, compre-os, com eles da pra fazer panqueca, bolacha, bolo, pão...ah o farelo de aveia só achei na marca Quaker OUT BRAN diz na caixa...qualquer duvida entra em contato comigo..beijos!

t disse... [Responder comentário]

adoro estes textos para ajudar a desmistificar dukan! dá para tirar as dúvidas todas! bom domingo :)
***

Mônica disse... [Responder comentário]

Tenho o livro e tu sabes que eu já tentei fazer várias vezes, né? Mas me diz, tu ficou EXCLUSIVAMENTE só comendo proteína até chegar nesse peso, Geovana? Ou tu foi adaptando e tenta pelo menos ficar a maior parte do tempo comendo só proteína?

bjo!

Geovana Centeno disse... [Responder comentário]

@Mônicaoi Lindona, respondendo a tua pergunta, não comi só proteina, eu fiz a fase ataque por 10 dias ai nesta fase foi só proteina mas comi o farelo de aveia e o de trigo que é permitido nesta fase para não travar o intestino, fazia com eles, pão, panqueca, bolinho, no cafe da manha, depois desses dez dia passei pra fase 2 a onde estou ate hoje, e foi assim que cheguei nesse peso, mas antes do meu emagrecimento com a dukan,eu fiz a south beach, que acho muito melhor em termos de variedade, e não é tao restritiva para quem não consegue fazer a dukan, eu aconselho começar a fazer south...somente depois passar a dukan...estou quase entrando na fase 3 que é a fase de consolidação do peso...mas qualquer duvida me avisa..beijos!

Georgia disse... [Responder comentário]

entao geo, querida, como esta? rs.. pelo que entendi essa dukan, é identica á south beach ne? pois estou entrando amanha, na south beach! nao aguento mais ficar na atkins, nao.. sem iogurte, sem aveia.. afffff! me diz, a south beach, vc se deu bem com ela na epoca? to lendo seu blog, pra ver seus comentarios da south.. me da uma ajuda please! na south beach, eu comprei hj, queijo branco, requeijao, leite, iogurte, frango, muuuitas verduras e legumes.. nao comprei nenhuma fruta, pois sei que nao pode... beijokas, e se puder, me da um help!

Geovana Centeno disse... [Responder comentário]

@Georgiate respondi no blog lindona...beijos!

A teimosa disse... [Responder comentário]

oi lindeza.. acho que isso segue mais ou menos os paços da dieta Atkins né.. bjokas e uma ótima semana

Thássia S. disse... [Responder comentário]

Lendo assim dá até medo, neh?! kkkk

Eu nem sei como tive coragem de enfrentar essas coisas no começo...Acho que por conta do desespero mesmo!!!

Bjksss

Mônica disse... [Responder comentário]

Brigada, queridonaa!! :)) é, era isso que quis dizer, esqueci. Sei que depois da fase de ataque, pode entrar as verduras, essas coisas todas, a pergunta era se vc seguiu a risca até chegar nesse peso, tinha me expressado mal, mas vejo que sim, só no finalzinho é que a gente acaba se permitindo alguma coisinha fora e até por muitas vezes nao aguentar e dar aquela compulsão louca! Vc e a Thássia são uma inspiração pra mim por conseguir seguir em frente com a Dukan!

Já que tá difícil acertar a alimentação e aguentar algumas compulsões, continuo a academia mesmo doentinha, imagina se eu largo? Aí sim que tudo desanda e eu vou me sentir pior... e recomeçar é bem difícil!

Vou dar uma olhada de novo na south beach e me situar aqui pq ja ta na hora!

bj e obrigada por tudo! boa semana! :*

Tecnologia do Blogger.

up